Como atletas, sabemos que o sucesso é uma combinação de ingredientes diferentes. Começa com a base clássica de paciência e consistência, depois você acrescenta os temperos de intensidade e quilometragem (seja sobre duas rodas, pés ou na água) e, finalmente, adiciona o molho mágico: talento e sorte.
Para os melhores atletas do mundo, talento e sorte são um dado adquirido. Eles são intangíveis e não vamos tentar resolver a equação do talento hoje (vamos deixar isso para outra hora!). Mas os outros ingredientes são quantificáveis, até certo ponto, e fascinantes para qualquer pessoa interessada em superar seus limites. Porque todos podemos aprender com os melhores.
Então, enquanto os atletas de todo o mundo se preparam para um grande verão, demos uma olhada nos dados para ver como eles treinam.
Teste de Velocidade
Primeiro vamos dar uma olhada em como esses atletas são rápidos em comparação a mim e a você. Todos os anos, milhões de corredores enfrentam uma maratona. É, para muitas pessoas, o objetivo de uma vida e uma passagem só de ida para semanas de dores nas pernas.
O tempo de qualificação feminino para a Maratona Olímpica de 2021 é de 2 horas, 29 minutos e 30 segundos, um ritmo médio de 3:32 / km. E o masculino é de 2 horas, 11 minutos e 30 segundos, um ritmo médio de 3:07 / km. Sim, isso é muito rápido!
Descobrimos que o tempo médio de chegada da maratona para uma atleta feminina no Strava é de 4 horas, 12 minutos e 18 segundos, um ritmo médio de 5:59 / km. Isso significa que elas estariam no km 24,9 quando os atletas competindo nas Olimpíadas cruzassem a linha de chegada.
No lado masculino, o tempo médio da maratona masculina no Strava é de 3 horas, 35 minutos e 10 segundos, um ritmo médio de 5:08 por km. Portanto, a história é muito semelhante à maratona feminina: o atleta Strava masculino médio estaria a 25,5 km, cerca de 60% feito, quando o melhor do mundo cruzasse a linha de chegada.
Em competições internacionais de atletismo, os 1.500m, também conhecido como milha métrica, é a distância de corrida mais comum.
Nikki Hiltz é uma corredora americana dos 1500m. Nikki representou a equipe dos EUA no Campeonato Mundial de 2019 e tem um recorde pessoal de 1500m de 4:01:52 que converte para cerca de 4:31 para a milha completa. A corrida média na Strava é de 9: 53, o que nos colocaria quase duas voltas atrás de Nikki.
Quão perto de Nikki você acha que poderia chegar com um esforço de milha total?
Correr sobre duas rodas é um pouco mais complicado – raramente é o esforço total e sustentado que você vê na corrida, então as comparações de velocidade podem ser enganosas. Mas demos uma olhada na velocidade média dos profissionais e, sem surpresa, é rápido! Os ciclistas profissionais pedalam cerca de 44% mais rápido em suas sessões de treinamento do que os ciclistas amadores.
Sem Atalhos
Portanto, a próxima pergunta lógica é: como os atletas profissionais ficam tão rápidos?
Analisamos os dados de atletas profissionais no Strava nos primeiros quatro meses do ano, pois muitos deles faziam grandes blocos de treinamento antes de um verão de competição. A conclusão? Eles treinam muito. Se você quer ser ótimo, você tem que trabalhar.
Enquanto a maioria de nós apenas sai para algumas corridas por semana, registrando uma média de 17 km, o corredor profissional médio está registrando 93 km por semana. Isso significa que os corredores amadores estão registrando 19% do volume semanal de um profissional.
Ciclistas profissionais são máquinas de quilometragem – eles estão registrando uma média de 415 km por semana em comparação com os 72 km que os ciclistas médios registram a cada semana. Isso significa que os ciclistas amadores estão treinando apenas 17% do volume dos profissionais.
Sem surpresa, um grande dia para um atleta profissional é significativamente maior do que o que a maioria de nós pode considerar uma corrida ou corrida longa. Para um corredor profissional, 32 km foi a corrida mais longa em média nos primeiros quatro meses de 2021, em comparação com 12 km para um amador. Com muitas provas suspensas para corredores amadores, é provável que vejamos esse número aumentar um pouco para nossos atletas amadores conforme o retorno das provas.
Os ciclistas profissionais estão registrando uma média de dias grandes de 204 km, enquanto os ciclistas amadores registram 72 km. Curiosamente, o maior dia para um ciclista amador é o mesmo que a quilometragem média semanal, sugerindo que muitos ciclistas estão colocando todo o seu esforço em um grande passeio de fim de semana.
Então, vamos todos virar atletas profissionais agora? Não, infelizmente não. A maioria de nós não tem tempo ou maturidade de treinamento para registrar o tipo de volume de treinamento de atletas profissionais. E tudo bem! Na verdade, olhar para o volume de treinamento de atletas profissionais é um bom lembrete de que não devemos nos comparar com os melhores do mundo.
Embora possamos aprender com seus bons hábitos – consistência, levando os dias com leveza, priorizando o sono e todas as outras coisas que sabemos que devemos fazer, mas nem sempre conseguimos – não podemos esperar um desempenho como eles quando temos vidas ocupadas e outras prioridades.
Mas, se você está procurando melhorar seu condicionamento neste verão, contratar um treinador que possa ajudá-lo a maximizar seu treinamento com base no seu tempo e maturidade de treinamento é um ótimo lugar para começar.