Veja uma panorama completo do seu progresso.

Não importa qual treinador ou especialista você pergunte sobre como treinar, a resposta é sempre a mesma: o treinamento nunca é linear. É um ciclo que flutua e tem momentos altos, quando você se prepara com mais eficácia, e momentos de declínio, determinados por situações da vida e por lesões. Durante estes picos e estas descidas bruscas é realmente difícil dar um passo atrás e ver um quadro completo. Às vezes você se dedica por meses e com tanta força que é fácil perder o controle dos seus treinamentos. E apesar de tanto esforço, você ainda não consegue entender se está melhorando, nem quanto.

Ser Fitness era um mistério. Agora é um número.

O recurso Fitness do Summit monitora o quanto você está melhorando, dia após dia. Você pode ver o progresso que fez no geral e em que ponto está no seu ciclo de treinamento - quando atinge o máximo, quando se mantém constante ou se recupera. Este recurso atribui uma pontuação ao seu condicionamento físico atual e o compara com aquele relativo ao último mês, aos últimos três ou seis meses ou aos últimos dois anos. Assim, fica bem mais fácil ver como os seus treinos estão se comportando ao longo do tempo.

Como funciona?

Ao acessar o Summit na Internet, você tem um recurso chamado Fitness & Freshness, onde é possível identificar a linha de tendência do seu condicionamento físico. Trouxemos a parte relacionada ao Fitness diretamente para o seu celular, para que você possa utilizá-la a qualquer momento e em qualquer lugar.

O recurso Fitness usa os dados do seu monitor de frequência cardíaca, medidor de energia ou da nossa nova ferramenta de Perceção de esforço, que mede a intensidade das suas atividades. Ele leva em consideração a duração do seu treino para atribuir uma pontuação de Esforço relativo para a atividade. O Fitness então apresenta estes dados ao longo do tempo para mostrar o treinamento acumulado. Desta forma o Fitness pode mostrar o progresso do condicionamento físico tanto quando você está a pleno vapor, como quando, depois de um período de pausa nos treinos, você não está na sua melhor forma.

Nem sempre se trata de aumentar a pontuação de Fitness.

"Eu já trabalhei com atletas que passaram por treinamentos excessivos. É algo que sempre acontece gradualmente e, quando você percebe, já excedeu o limite. Mas, usando o Fitness e o Esforço relativo juntos, você pode notar antes se está se pressionando demais", explica a Dra. Megan Roche, pesquisadora, treinadora e ultrarunner da equipe dos EUA.

E ela tem razão. Muitas vezes, os altetas treinam muito intensamente, sem perceber os sinais de alerta. Porém, o uso do Esforço relativo, juntamente com o Fitness, pode te ajudar a entender se você excedeu a carga de trabalho normal nas últimas semanas. O Esforço relativo irá comparar sessões de treinamento específicas com sua faixa de intensidade normal. Depois, com o Fitness, você pode visualizar o progresso dos seus exercícios ao longo de vários meses. Se sua tendência de Fitness está subindo rapidamente e para a direita, e os dados do Esforço relativo forem consistentemente mais altos do que nas semanas anteriores, é uma boa ideia pensar em tirar um dia de recuperação.

Como nem todo mundo tem o número de telefone de alguém como a Dra. Roche em mãos, a combinação de Esforço relativo e Fitness pode ser útil para entender se é necessário desacelerar por uma semana e evitar entrar na área de risco.

Veja como seriam os gráficos de Esforço relativo e Fitness depois de uma semana mais dura:

Se isto acontecer algumas vezes seguidas, é hora de pensar em tirar um tempo para se recuperar.

Por outro lado, se você estiver em um momento de menor intensidade, seus gráficos ficarão mais parecidos com este:

Estas semanas são o momento certo para dar ao seu corpo uma pausa, mas, como mostra este gráfico de Fitness, um repouso que não é seguido de trabalho duro, não te ajudará a ficar em forma.

Não tem dados de frequência cardíaca?

Não se preocupe! A Perceção de esforço pode substituir um monitor de frequência cardíaca para te dar a medida da intensidade dos seus esforços. Assim, mesmo nos dias em que você não tem dados de frequência cardíaca, você poderá ainda analisar e traçar um gráfico do seu treino com o recurso Fitness. A Perceção de esforço também agrega valor ao seu treinamento, incentivando você a estar mais consciente do seu corpo e nem sempre depender de dados externos para avaliar como se sente.

“Muitos atletas têm dificuldade em quantificar a intensidade de seus treinos, assim a Perceção de esforço pode ajudá-los a entender seu progresso e as sensações que experimentam em seu corpo”, explica a Dra. Megan Roche.

Você pode adicionar a Perceção de esforço aos seus treinos ao editar ou salvar uma atividade e optar por usar esta ferramenta ou seus dados de frequência cardíaca para potencializar recursos como o Esforço relativo e o Fitness. E se você é um ciclista, você também pode usar o Fitness apenas com os dados de um medidor de potência na roda da bicicleta.

O trio Fitness, Esforço relativo e Perceção de esforço se alimentam mutuamente para fornecer um quadro completo e amplo de como está indo o seu treinamento. A Perceção de esforço oferece uma maneira de medir a intensidade de seus treinos sem usar um monitor de frequência cardíaca ou de potência. Você pode ver se está trabalhando demais ou não o suficiente, semana após semana, consultando Esforço relativo e, depois, diminir o zoom para entender como todo o seu trabalho está se acumulando, com o Fitness.

Estes recursos operam juntos para descobrir exatamente como você está indo - a curto e longo prazo. Assim você pode ficar de olho no seu progresso em termos de condicionamento físico, não importa em que fase de preparação se encontre. Você pode começar agora a monitorar o seu progresso com um teste gratuito de 30 dias do Summit.

Participe do Strava gratuitamente:

By signing up for Strava, you agree to the Terms of Service. View our Privacy Policy.