Recurso Summit: Fitness & Freshness

O Pacote Análise inclui indicações avançadas sobre quando é hora de tentar superar seus limites e quando é hora de ir com calma.

O treinamento deve ser divertido e descomplicado – duas palavras que raramente se associam com planilhas cheias de dados. Com a função Fitness & Freshness você pode analisar todas as suas atividades com dados de frequência cardíaca e potência em um só lugar. Você poderá avaliar rapidamente se estiver atingindo um pico de desempenho ou se está afundando com um treino excessivo, de modo a otimizar as suas rotinas, minimizar o risco de lesões e dar o seu melhor.

Sabemos que pode ser difícil dizer se os seus treinos estão realmente causando impacto, especialmente se você treinar em esportes diferentes. Desenvolvemos o Fitness & Freshness para que você possa facilmente monitorar o seu condicionamento físico ao longo do tempo, comparar com as temporadas passadas e analisar a sua evolução: se o gráfico se move tendencialmente para o alto, você sabe que está melhorando!

Embora seja muito simples dizer se um gráfico está disparando em escalada ou não, os dados detalhados podem te ajudar a entender melhor o que está acontecendo. Nós desagregamos cada elemento do gráfico para que você possa analisar facilmente o seu condicionamento físico.

Condicionamento físico

Atribuir um número ao condicionamento físico é uma tarefa complexa, por isso procuramos a ajuda de especialistas. Para atividades que oferecem dados de freqüência cardíaca, medimos seu esforço cardiovascular total usando o Esforço relativo, uma função que desenvolvemos com a ajuda do Dr. Marco Altini, um especialista em pesquisa e elaboração de dados específicos de esportes, e calibramos com base em dados de milhares de atividades desenvolvidas por tantíssimos atletas diferentes. Os números de potência são obtidos por meio da medida da carga de treino, mas ainda havia a parte complicada de quantificar o efeito de todos esses esforços ao longo do tempo. Para isso aplicamos um modelo impulso-resposta derivado do trabalho do Dr. Eric W. Banister. Isto permite que o Fitness & Freshness capture tanto o condicionamento físico, quanto a perda de condicionamento durante um período de pausa.

O pequeno número ao lado da sua pontuação atual de condicionamento físico informa como a sua condição mudou nos últimos sete dias, o que é uma ótima maneira de medir o impacto do seu treinamento atual.

Quer ver graficamente como isto se relaciona às atividades individuais? Abaixo do gráfico, você pode ver um gráfico de barras de cada atividade. As provas serão destacadas em laranja para que você possa analisar facilmente seu efeito.

Fadiga

Você sente continuamente que está está arrastando os pés? Ou tem uma dor constante nos músculos? Os atletas nem sempre são honestos com eles mesmos quando estão cansados, por isso queremos que o Fitness & Freshnes possa ajudá-los a evitar de chegar a exaustão total das energias ou ao sobretreinamento. Nós modelamos dados sobre a fadiga da mesma forma que aqueles sobre o condicionamento físico, mas em uma escala de tempo mais curta, por isso você verá um rápido aumento na série de dias que você puxar mais, mas também verá uma diminuição considerável e rápida nos longos períodos de descanso. Se você perceber que seu nível de fadiga está muito acima do seu condicionamento físico, pode ser melhor tomar um pouco mais de tempo para se recuperar antes do próximo treino. No futuro você será grato a você mesmo!

Forma

Uma pontuação alta de condicionamento físico nem sempre significa que você está pronto para bater o seu RP, mas pode indicar que, com um pequeno ajuste, você pode diminuir a fadiga e ficar pronto para voar no dia da prova. É disso que se trata a pontuação da forma, que modela a diferença entre o seu condicionamento físico e a fadiga para ajudá-lo a cruzar a linha tênue entre treinar duro e exagerar. Se a sua pontuação de forma for negativa, é provável que você precise de alguns dias mais leves para voltar ao seu melhor.

Os membros Summit com o pacote Análise poderão visualizar o Fitness & Freshness no nosso site, na guia Treinamento. Você pode acompanhar seu condicionamento físico nos últimos seis meses, no último ano ou durante todo o seu tempo no Strava. Tudo o que você precisa fazer é continuar usando um medidor de potência ou um monitor de frequência cardíaca e nós faremos o resto. Basta conferir de vez enquando para ver se seu condicionamento continua a melhorar!

Participe do Strava gratuitamente:

By signing up for Strava, you agree to the Terms of Service. View our Privacy Policy.