A quarentena e o distanciamento social devido à pandemia do coronavírus tiveram um enorme impacto no dia a dia dos atletas de todo o mundo. Todos estão procurando maneiras de manter alguma semelhança com as rotinas habituais, mantendo-se ativos, mas para os atletas que precisam ficar em casa, isto é ainda mais complicado. Considerando os novos e inesperados desafios que temos que enfrentar (como, por exemplo, as crianças em casa o dia inteiro) e competições canceladas ou adiadas, já temos suficiente estresse para ainda se preocupar com a nossa forma física. Apesar disto, este é o momento ideal para diversificar as atividades físicas e se concentrar em estabelecer as bases para quando pudermos voltar aos treinos e às competições normais. A nossa mais nova publicação no blog mostra cinco dicas sobre como treinar (e compartilhar o seu treinamento no Strava) sem sair de casa.
1. Faça um carregamento manual
Você pode adicionar manualmente uma atividade no Strava e escolher entre 32 tipos de atividades diferentes. Assim, você pode compartilhar a sua savasana, receber kudos por sua série de abdominais e manter seu registro de atividades preciso mesmo nesse período excepcional. Mas por que parar por aí? Você pode adicionar um treino manual para todos os tipos de exercícios físicos que esteja fazendo: de jardinagem, passando por uma sessão realmente exaustiva de limpeza da casa ou mesmo um desafio de prancha abdominal por videoconferência. O único limite é a sua imaginação (e as medidas de segurança definidas para a sua região).
Phil Gaimon, que foi muitas e muitas vezes o KOM, tem uma grande variedade de entradas manuais e as usou para gravar algumas de suas sessões de ioga.
Confira este artigo do centro de suporte para saber como adicionar manualmente uma atividade.
2. Pedale em casa em um rolo de treino
Os ciclistas estão acostumados a pedalar dentro de casa durante o inverno, mas muitos agora precisam usar o seu rolo mesmo quando o sol está brilhando lá fora. Um rolo de treino é uma maneira fácil de converter uma bicicleta que você já possui em um equipamento fixo para pedalar. Você pode usar um rolo das antigas e gravar a sua pedalada usando os sensores na bicicleta, como um sensor de velocidade na roda traseira ou um medidor de potência. Você pode até usar um monitor de frequência cardíaca (que discutiremos mais adiante). Outra possibilidade é usar um rolo mais avançado com sensores integrados. Em alguns casos, você pode ajustar a resistência para simular uma subida ou garantir que você não está pegando muito leve durante os intervalos. Você também pode sincronizar as suas pedaladas com o Strava com um computador de ciclismo ou um dos muitos aplicativos que se conectam ao Strava – como o TrainerRoad, o Zwift ou o The SufferTest – para encontrar uma motivação extra.
3. Carregue um treino só com a frequência cardíaca
Muitos dos relógios de fitness mais novos, como os da Garmin, Suunto e Polar, permitem gravar um treino sem uma conexão GPS enquanto detectam dados da frequência cardíaca. Se você ainda não possui um desses dispositivos, pode conectar um monitor de frequência cardíaca ao seu celular e sincronizar um treino sem GPS com o Strava com o aplicativo Wahoo. Ao registrar a sua frequência cardíaca durante uma sessão de cardio, você poderá ver o quanto se esforçou e também pode comparar o Esforço Relativo de seus exercícios indoor com a sua performance ao ar livre. Anime-se com um vídeo antigo do Richard Simmons e você poderá até ter uma pontuação mais alta daquela que você teria normalmente fora de casa!
Cory Richards, que escalou o Everest sem oxigênio, tem usado apenas as atividades com frequência cardíaca para registrar o seu treinamento de resistência agora que a escalada não é possível.
4. Use o aplicativo de um de nossos parceiros para variar os seus treinos
Pronto para diversificar a sua rotina? Você pode baixar um aplicativo que o guiará pelos seus treinos e criará automaticamente uma atividade no Strava. Existem mais aplicativos para sincronizar com o Strava do que academias de luxo em São Francisco. Você pode usar o Glo para ioga, o Fitbod para exercícios abdominais ou o Aaptiv para sessões de cardio, e muitos deles oferecem testes gratuitos durante este período excepcional. Saiba mais aqui.
5. Corra ou pedale pelo seu quintal
Ainda que não seja permitido sair de casa, não significa que você não pode correr ou pedalar ao ar livre – se o seu quintal (ou garagem, sacada ou varanda) for grande o suficiente. Você pode fazer pequenas voltas por uma hora, mas também vimos alguns atletas que levaram isso ao extremo: este atleta percorreu 100 km de mountain bike no jardim da sua casa e, aparentemente, o gramado também sofreu bastante!
Esperamos que isso ajude a despertar a sua motivação e a dar algumas idéias para que você continue em movimento, enquanto dá a sua contribuição para bloquear a disseminação da COVID-19. Você também pode participar do nosso desafio SOLIdariedade comprometendo-se a treinar 20 minutos por dia. E se você encontrou uma maneira divertida e especial de se exercitar em casa, mostre-a marcando @Strava e usando a hashtag #SOLOdarity.