Você quer que a sua última milha seja a mais rápida? Sim? Ótimo. Vou dar algumas dicas de como fazer isso, mas primeiro quero esclarecer um mal-entendido.
Você não precisa ter treinamento de atleta profissional ou estar sendo perseguido por um animal selvagem, temendo pela sua vida, e você não precisa do incentivo do pódio ou de um prêmio para sua faixa etária… você não precisa de nenhuma destas razões para fazer da sua última milha a melhor. Aqui está o que você precisa: você precisa ter treinado o suficiente para respeitar a distância, você precisa de um plano de corrida e também de se concentrar na sua corrida. Veja aqui como eu recomendo que você faça isto.
Passo 1: Assuma a responsabilidade
VOCÊ MERECE TERMINAR FORTE. Simples assim! Você realmente merece! Que argumentos você tem para se convencer do contrário? Não, não é um bom motivo.
Escute. Você merece isto. Você merece celebrar o seu esforço com um ponto de exclamação e o banho de endorfinas que acompanham as conquistas. Você merece ser fonte de inspiração para os outros. Para fazer isto, o primeiro passo mental é comprometer-se com o seu objetivo e torná-lo seu, não importa o ritmo ou a localização. Com o seu objetivo em mente, quando você olha no espelho ou quando você corre… você logo acreditará de que pode alcançá-lo.
Passo 2: Escolha uma estratégia
É importante ter um plano de corrida. Uma última milha veloz normalmente não acontece por acaso. Você tem duas opções principais aqui. Você pode correr leve até a última milha e depois correr como uma besta. Esta é uma opção legítima e não deixe ninguém te dizer ao contrario. Ou, se você quer superar seus limites na corrida em geral, assim como na Last Mile, então você pode planejar um pouco mais. Você precisa saber o que está tentando alcançar e como planeja fazer isto (seja específico!) antes de pisar na linha de partida.
Passo 3: Bote para quebrar
Os corredores que tentam uma meta muitas vezes se tornam fluentes em medidas quantitativas, como ritmo, primeiro, mas para terminar uma corrida com velocidade e força na última milha você precisa de uma estratégia de corrida qualitativa. Eu recomendo quebrar a corrida em três partes mentalmente.
Correr
Durante a maior parte da prova, você deve abordá-la como uma “corrida”, ao invés de uma “prova” — relaxada, mentalmente à vontade, correndo num ritmo que você está confiante que é sustentável, sem drama. Agora um conselho de mãe: Não se deixe levar! Como antes da prova você diminuiu a intensidade dos treinos e está excitado e querendo começar, você provavelmente se sentirá muito confortável com o ritmo de seus treinos durante as primeiras milhas e a tentação é mudar de repente o plano. Esta é a parte da corrida onde as pessoas pensam: “Talvez eu esteja mais em forma do que eu pensava! Eu estabeleci minha meta muito baixa. Talvez eu seja realmente a Des Linden! Eu vou correr mais algumas milhas rápido enquanto me sinto bem!”. Não! Aproveite esta energia para quando a necessite. “Isso parece fácil, eu quero dar tudo de mim, mas mais tarde!”
Competir
Em algum lugar entre a metade do caminho e a penúltima milha, escolha um ponto específico para dar tudo de si. Pessoalmente, eu gosto de escolher um momento depois de passados 2/3 da prova, o que significa, em uma meia maratona, a milha 8 ou 9. Já em uma maratona, seria qualquer momento depois da milha 17. Aqui é onde você faz um balanço, aprofunda sua concentração e se compromete. Talvez você comece a se mover em um ritmo ligeiramente mais rápido por milha, talvez você metodicamente comece a ultrapassar algumas pessoas no pelotão à sua frente. Você começa a ficar animado. Você está trabalhando para alcançar o grupo de pessoas com quem você quer ultrapassar na última milha.
Conseguir seu objetivo
À medida que a última milha se aproxima, permita-se começar a se concentrar nela. Imagine-se mudando de marcha, chegando ao clímax da narrativa, enquanto mantém seu ritmo atual controlado. Você está prestes a ser liberado, mas ainda não chegou o momento. Com o marcador da última milha a apenas alguns passos de distância, relaxe seu rosto e seus ombros, sintonize-se no ritmo de seus pés e ilumine os degraus embaixo de você, prepare-se e levante o trem de aterrissagem… e então comece a desenhar o final que você estava esperando. Você é forte. Você está conseguindo! Não importa o que está acontecendo ao seu redor, você está em seu próprio corpo, falando a linguagem do esforço. A questão não é mais se você vai terminará a prova, mas se você se vai se liberar… de limites, de expectativas, de julgamento, e entrar no lugar de sinapses, da química, do mistério e do esforço irrestrito?
Claro, a resposta é sim.
Participe da The Last Mile e você poderá experimentar o Summit gratuitamente para chegar na linha de partida na sua melhor forma. Se você conseguir correr sua última milha mais rapidamente que as outras milhas da prova, você conseguirá uma doação de R$ 40 para organizações que apoiam a corrida juvenil em todo o mundo (até um total combinado de R$ 200.000).