Ser atleta significa que existe uma grande probabilidade que você vai em algum momento sofrer uma lesão. É uma realidade infeliz da vida de quem pratica esportes. Embora nossos cérebros possam ser capazes de correr 30 quilômetros por dia, nossos corpos são compostos de ossos e cartilagens que não se importam muito com o que queremos. Quando você sai do sofá e dá um passo em direção aos seus sonhos, você também está dando um passo em direção à sua próxima lesão.
Mas você tem que dar este passo de qualquer maneira. E depois, dar milhões de outros passos. Porque correr em direção aos seus sonhos significa nunca deixar o medo entrar no seu caminho. As lesões podem retardar seu progresso, com certeza. Mas todos os atletas que querem desenvolver o seu pleno potencial enfrentaram muitas vezes esse monstro das lesões. A maioria das conquistas esportivas pode ser rastreada até um revés relacionado a um machucado.
Ainda que as lesões sejam inevitáveis, é horrível passar por elas. Os corredores passam por isto o tempo todo. Seu quadril dói um pouco quando você acorda... será que não é nada ou já chegou o fim da temporada para você? Suas canelas doem no sexto quilômetro... estou bem ou foi minha tíbia que acabou de dar um estalo? Aprender a responder a estas perguntas é uma grande parte do crescimento como atleta. Além disso, é também uma grande parte do treinamento.
Este artigo lista 9 conselhos para os atletas navegarem neste jogo das lesões. Lembre-se: você pode jogar todas as suas cartas corretamente e ainda perder uma mão. Tudo bem. Na verdade, um contratempo pode ser apenas o que vai alimentar a sua próxima conquista.
Observação importante: Talvez seja óbvio, mas é sempre bom lembrar - é melhor consultar um médico ou outro profissional de saúde como um fisioterapeuta sempre que voce tiver uma lesão. Eles estudaram por muitos anos para te ajudar, assim você não precisa pesquisar no Google seus sintomas e se assustar com diagnósticos possivelmente equivocados.