Você acha que pode ter uma lesão... E agora?

Ser atleta significa que existe uma grande probabilidade que você vai em algum momento sofrer uma lesão. É uma realidade infeliz da vida de quem pratica esportes. Embora nossos cérebros possam ser capazes de correr 30 quilômetros por dia, nossos corpos são compostos de ossos e cartilagens que não se importam muito com o que queremos. Quando você sai do sofá e dá um passo em direção aos seus sonhos, você também está dando um passo em direção à sua próxima lesão.

Mas você tem que dar este passo de qualquer maneira. E depois, dar milhões de outros passos. Porque correr em direção aos seus sonhos significa nunca deixar o medo entrar no seu caminho. As lesões podem retardar seu progresso, com certeza. Mas todos os atletas que querem desenvolver o seu pleno potencial enfrentaram muitas vezes esse monstro das lesões. A maioria das conquistas esportivas pode ser rastreada até um revés relacionado a um machucado.

Ainda que as lesões sejam inevitáveis, é horrível passar por elas. Os corredores passam por isto o tempo todo. Seu quadril dói um pouco quando você acorda... será que não é nada ou já chegou o fim da temporada para você? Suas canelas doem no sexto quilômetro... estou bem ou foi minha tíbia que acabou de dar um estalo? Aprender a responder a estas perguntas é uma grande parte do crescimento como atleta. Além disso, é também uma grande parte do treinamento.

Este artigo lista 9 conselhos para os atletas navegarem neste jogo das lesões. Lembre-se: você pode jogar todas as suas cartas corretamente e ainda perder uma mão. Tudo bem. Na verdade, um contratempo pode ser apenas o que vai alimentar a sua próxima conquista.

Observação importante: Talvez seja óbvio, mas é sempre bom lembrar - é melhor consultar um médico ou outro profissional de saúde como um fisioterapeuta sempre que voce tiver uma lesão. Eles estudaram por muitos anos para te ajudar, assim você não precisa pesquisar no Google seus sintomas e se assustar com diagnósticos possivelmente equivocados.

1. Pense como o seu melhor amigo ou como um treinador atencioso

É quase impossível ser objetivo em relação a nós mesmos. Como treinadores, nós dizemos constantemente aos nossos atletas para repousar. Apesar disso, nós mesmos teríamos dificuldades de seguir o mesmo conselho. Podemos dizer a um atleta: "Tire três dias de repouso, vai apenas te tornar mais forte." Mas o que está passando em nossas próprias cabeças é: "Parar por três dias? DIFÍCIL, A HORA É AGORA."

Aprenda a recuar. Anote como você se sente a cada dia, mesmo quando estiver em plena forma. Acompanhe sua evolução ao longo do tempo. Monitore as tendências com carinho. E pergunte-se o que o seu melhor amigo ou treinador diriam. Spoiler alert: eles provavelmente diriam a você que não há problema em pegar leve e repousar ao lidar com um pequeno incômodo. Nem sempre levamos em conta os nossos melhores interesses, então tente remover as emoções autodestrutivas da equação.

2. Algum desconforto pode ser normal, mas lembre-se de que o objetivo de treinar corrida é se sentir bem

Os treinos de corrida tem como objetivo melhorar a maneira como você corre, para que você se canse menos e gaste menos energia para produzir seu esforço. Desenvolver-se como corredor depende muito do uso eficiente da velocidade ou potência. Quando você está cansado ou lidando com um desconforto, você provavelmente será relativamente ineficiente. Portanto, treinar com alto estresse dificilmente trará grandes benefícios no longo prazo. É sobre se desenvolver, ao invés de se desgastar.

Em outras palavras, o corpo não conhece os quilômetros, conhece o estresse. Uma maneira pela qual o corpo comunica os níveis de estresse é por meio do desconforto. Esse desconforto irá diminuir e fluir através de um ciclo de treinamento, mas se ele estiver localizado em uma área específica e/ou persistir por mais de alguns dias, recue até se sentir bem novamente com jogging ou repouso completo.

Nós nos opomos a essa cultura que tende a defender o sofrimento extremo imposto ao corpo durante o treinamento. Não é treinando como um cão que se obtém resultados, é adaptando gradualmente o corpo ao esforço.

3. Pare imediatamente de correr se sentir qualquer dor caminhando ou se o desconforto piorar quando estiver correndo

Os únicos corredores que se sentem 100% saudáveis ​​o tempo todo são os modelos do Instagram que não ficam doloridos porque estão permanentemente no ar, fazendo pose. Todos os outros têm ferimentos. Se você parar de correr a cada susto, pode ser que você não corra jamais.

Então, como saber o que é melhor ignorar ou quando você deve realmente parar? O primeiro passo é o teste da caminhada. Se você sentir um desconforto localizado ao caminhar e viver sua vida normalmente, é improvável que isto melhore com a corrida, uma atividade que envolve um impacto muito maior. Uma pequena dor muscular é normal, mas ela também deve melhorar à medida que você se movimenta.

Você então avaliará sua rigidez muscular. Se você sente os músculos enrijecidos, mas se solta depois de 5 a 10 minutos e se sente melhor no final da corrida, é um bom sinal, significa que a corrida pode não estar piorando as coisas. Mas se suas dores aumentam enquanto você corre, pare e volte orgulhosamente para onde você começou.

Participe do Strava gratuitamente:

By signing up for Strava, you agree to the Terms of Service. View our Privacy Policy.