“Eu acho que desde o início muitas pessoas realmente achavam que eu era louca. Realmente louca!”, diz rindo Jeanette Wang, moradora de Hong Kong e mãe. Loucura é algo que aparece frequentemente quando se fala da Ultra-Trail do Mont-Blanc (UTMB), uma corrida de 105 milhas (cerca de 170 km) ao redor do Mont Blanc, que é, sem dúvida, a ultramaratona de montanha mais venerada do mundo. Os participantes devem superar mais de 10.000 metros de altitude, o que é mais do que a altura do Monte Everest. Então, esta é uma corrida que não é para os fracos... mas será que é apenas para os loucos?
Não faz muito tempo que as pessoas achavam que as maratonas eram uma coisa maluca, mas hoje em dia, revelar que você está treinando para uma maratona é geralmente recebido com incentivo e não com incredulidade. Mas correr 170 km é outra história. Para o cidadão comum, é quase inconcebível que algo assim possa ser divertido. No entanto, para um número crescente de corredores, o desafio de correr esta distância e, mais especificamente, a UTMB, tem um apelo quase magnético. Apesar das horas de treinamento e da intensa resistência mental e física que esta prova requer, a UTMB é o seu sonho.
O que motiva os participantes? “Às vezes eu me faço esta pergunta. Sempre há algum ponto em cada ciclo de treinamento quando você se pergunta: será que realmente vale a pena?”, revela Ian Lye, que completou uma ultramaratona pela primeira vez.